Breaking News

Armando Emilio Guebuza, ex presidente da República popular de Moçambique promete após pressão da BM e FMI devolver o valor da divida pública. 
Armando Emílio Guebuza, de apelido Tchembene, nasceu a 20 de Janeiro de 1943, em Murrupula, Província de Nampula onde, seu pai, Miguel Guebuza, exercia a função de enfermeiro e sua mãe, Marta Bocotta Guebuza, doméstica.

 O Ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleane, intervindo no primeiro dia da II Sessão Extraordinária da VIII legislatura, reunião dedicada ao esclarecimento da Dívida Pública pelo Governo, revelou que a dívida pública externa moçambicana, incluindo garantias, totaliza 11,64 mil milhões de dólares americanos, tendo sublinhado que as garantias servem para reforçar a confiança do credor para com o seu devedor e são emitidas quando a finalidade for de interesse público e ou estruturante e não possa ser usada a figura de retrocessão e/ ou repasse.
  • Segundo o Ministro da Economia e Finanças, considerando o tempo médio para amortização da dívida, a dívida pública externa deverá ser paga no longo prazo, em cerca de 11,3 anos. “Se forem consideradas as garantias, a divida será amortizada em 10,7 anos”, vincou Maleane para quem o stock da dívida pública interna deverá ser pago no curto prazo, cerca de 1 ano e seis meses.